Ontem foi um dia particularmente difícil para mim.
O meu querido Mozart está doente.
Já de algumas semanas para cá que ela tem vindo a ingerir cada vez mais água, e agora pede-a em todas as divisões da casa quase obsessivamente. De resto não noto outra alteração.
Assim sendo resolvi levá-lo ao Vet. Teve de tirar sangue para análises e foi um drama. Ele que não suporta sequer ser escovado, nem cortar as unhas, nem imaginam o que foi agarrá-lo e espetar-lhe uma agulha na perna!!!
Claro que a Vet, e a enfermeira não lhe tocaram, eu agarrei-o firmemente com uma toalha enrolada em volta do seu corpo.
Não é fácil agarrar um gato assanhado e em pleno stress. Ele bufa, rosna, esperneia, todas as garras ficam de fora, dá coices, urina-se e deita pelo ânus uma substancia liquida e mal cheirosa que me informaram ser uma defesa que eles têm quando são atacados ( já ouviram falar dos texugos? é mais ou menos isso).
Foi cerca de vinte minutos nisto, picaram-no umas quatro ou cinco vezes, sem conseguir nada na perna traseira pois era a única que ficava de fora desta confusão (o sangue deveria ter sido tirado da jugular). Suei em bica, mas finalmente lá foi para análise.
Resultado ao fim de meia hora:
Ele pode estar com Diabetes, mas ainda não há certezas uma vez que quando os gatos entram em grande stress os valores aumentão muito, por isso tenho de lhe fazer em casa um teste à urina!!! Como?
Com um copinho e uma palheta cheia de cores que depois de recolhida urina, é mergulhada lá dentro. Estão a imaginar?? Um gato não avisa quando quer ir fazer xixi. Vai silenciosamente, e volta sem ninguém dar por isso. A menos que monte guarda ao caixote, não sei como fazer.
Mas não é isto que mais me preocupa. O pior é que se for mesmo diabetes ele tem de fazer medicação com insulina para sempre. Esta medicação é com uma injecção por dia. Mas antes disso tem de ficar no Vet. durante um dia a tirar sangue de duas em duas horas para avaliar a dose de insulina.
Não sei como fazer porque ele não vai deixar. Quando me vê com a escova na mão, foge a bufar, imaginem com uma seringa todos os dias...
Bem , também tem uma infecção urinária e já está a tomar antibiótico, mais um medicamento em gel que se mistura na comida, para ...(dilatar qualquer coisa que já nem me lembro, pois nesta altura eu já estava aflita a pensar no que ia acontecer daqui para a frente).
Enquanto estava aqui a desabafar convosco a veterinária telefonou a saber se já tinha conseguido fazer o teste á urina. - Claro que não!
Então diz que, uma vez que ele é tão agressivo, e se realmente o teste der positivo, vamos tentar resolver o problema com uma ração própria para gatos diabéticos, e que em principio resulta.
Ontem ainda lhe perguntei se não haveria outra solução, ao que me foi respondido que não. Mas hoje já há!!!!
Acreditem, tenho estado desorientada. Ele é o meu menino peludo que está connosco vai fazer 13 anos. Não quero que ele sofra seja o que for, e estou num pau de dois bicos. Por um lado, se fizer a insulina todos os dias vai ter de sofrer com as injecções diárias (que ainda não sei como fazer, uma vez que eu vou passar a andar arranhada até aos dentes, e a ele vai doer muito mais), por outro se não fizer o tratamento, qual a qualidade de vida que terá, e durante quanto tempo?
Ficou combinado entretanto que fazia o teste na segunda feira com mais calma.
Desculpem-me o desabafo, mas fez-me bem falar aqui.
3 comentários:
Não tens nada que pedir desculpas!! É uma situação delicada, mas vamos esperar por 2ª feira...
Reparei agora que o meu irmão tem um gato que também se chama Mozart e é preto e peludo como o teu! Espreita aqui: http://www.flickr.com/photos/ceumaia/2822008941/
Beijinho muito grande e calma! :)
Também existe insulina em comprimidos (ou será que não os fabricam para animais de pequeno porte?). A idade não perdoa...
ops que chatice
eu sei bem o que isso é
meu ultimo gato acabou tendo diabetes------uma chatice todos os dias uma pica..todos os dias um massacre para o bichano
durou um pouco mais, (tb tinha a idade do teu) mas....não sei se valeu.............tudo o que passou............
enfim
jocas maradas e força..toda
Enviar um comentário