quarta-feira, 9 de maio de 2007

Denúncia


Chegou-me esta denuncia e não tenho muitas palavras para a comentar.
Sinto-me zangada, frustrada por viver num país em que estes actos ainda se praticam .

Denúncia
Há dias ouvimos falar que na China em pleno século XXI e a dois dias dos Jogos Olímpicos, milhares de cães foram barbaramente arrancados aos seus donos , espancados e mortos. Hoje, outra noticia, dá conta das atrocidades praticadas no Canil Municipal de Beja, conforme



divulga a SOUKHA.
No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.
Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.
Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior (provavelmente porque é mais fácil limpar um canil exterior do que vários interiores). Cadelas com cio misturadas com vários machos (inevitavelmente acabaram por parir ali mesmo - uma das cadelas foi morta pelos outros animais devido ao cheiro a sangue do parto recente); cachorros misturados com animais doentes.
Por várias vezes esta situação foi reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.
Sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes. O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação. Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres).
Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro.
Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais.
Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para geral@cm-beja.pt.
Obrigada .


Como podem ter reparado, o único email que surge no site da Câmara Municipal de Beja é generalista – e não chega a existir qualquer confirmação de recepção de emails (a desculpa sempre é que existe qualquer problema com o servidor).
Assim, venho solicitar-vos, caros amigos e companheiros de luta e ideais a, mais uma vez, demonstrarem o vosso desagrado/raiva/tristeza/etc mas através de carta para a seguinte morada:
a/c Presidente da Câmara Dr. Francisco Santos
Câmara Municipal- Praça de República
7800-427 Beja
ou a/c Vereador Miguel Ramalho
Câmara Municipal- Praça de República 7800-427 Beja

outros endereços http://soukha.blogspot.com/


acompanhem a evolução e declarações do presidente da cmb, em

http://pracadarepublica.weblog.com.pt/



a/c Presidente da Câmara Dr. Francisco Santos Câmara Municipal

- Praça de República7800-427 Beja

ou

a/c Vereador Miguel RamalhoCâmara Municipal- Praça de República 7800-427 Beja


Lista de endereços de e-mail de instituições e orgãos de comunicação social onde podemos dar a conhecer a situação:

mailto:pm.gov.ptgeral@cm-beja.pt

geral@cmbeja.pt

direccao@correiomanha.pt

reportagem@correiomanha.pt

geral@correiomanha

sandralopes@correiomanha.pt

ruisantos@correiomanha.pt

raquelpinto@correiomanha.pt

ptadeu@24horas.com.pt

olga.lobo@24horas.com.pt

osverdes@mail.telepac.pt

mailto:esquerda@esquerda.net

cdspp@cds.pt

psdbeja@iol.pt

geral@psdlisboa.org

mailto:mportal@ps.pt

Correio.Geral@ar.parlamento.pt

mailto:mgp_psd@psd.parlamento.pt

gp_pcp@pcp.parlamento.pt

gp_pp@pp.parlamento.pt

mailto:blocoar@ar.parlamento.pt

PEV.correio@pev.parlamento.pt

pm@pm.gov.pt


Sei bem e tenho consciência que os animais recolhidos da rua, muitas vezes por estarem doentes, velhinhos ou por serem demasiado agressivos, tem de ser abatidos, mais por uma questão financeira do que social. Mas deste modo????
Esta veterinária nunca deveria ter tirado este curso. Nem para trabalhar num matadouro local ela serve, porque esses animais para consumo também têm direito a serem respeitados como seres vivos.
Mas que gente é esta? Nem a policia escapa á má formação civica que aqui se vê.


35 comentários:

Eva Lima disse...

...injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte ...

Desculpe, mas esta estória tem que estar mal contada! Não se fazem abates com injecções directas no coração, aliás na medicina animal não se aplicam injectáveis cardíacos....
O abate é feito com injectáveis intramusculares que produzem sonolência progressiva até à paragem cardíaca.

greentea disse...

todos os animais têm direito ao respeito por parte dos seres humanos e a uma morte digna!!

pedro macieira disse...

È inqualificável o que se passou naquele canil em Beja. Já enviei o meu protesto para a Câmara, para a associação Animal, e para a Ordem dos Veterinários.
Quanto ao comentário de Eva Lima, não sei se a injecção foi directamente ao coração, se foi intramoscular, sei é que nos canis municipais o tratamento que os animais tem está fora de qualquer humanidade. E se os animais estavam a ser acompanhados por pessoas que estavam a tentar criar melhores condições, não se entende a brutalidade que as poucas imagens espelham....imaginemos o que terão passado aqueles animais na altura em que não existem imagens...e tudo coordenado por uma veterinária, que deveria ter alguma ética na sua função, e não ser a matadora de serviço.

Van Dog disse...

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter, e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem." Arthur Schopenhauer
Talvez caixas de correio inundadas os sensibilizem?...
Sniff...

Afgane disse...

Tomei conhecimento deste blog e da notícia pelo Van Dog e depois de ler sinto uma raiva infinita contra as pessoas que na sua crueldade ignoram por completo que os animais são seres vivos que sentem tal como nós. Fazer mal a um animal é como maltratar um bebé e devia ter idêntica punição aos olhos da lei. Há momentos em que acho que o nosso burgo em matéria da salvaguarda dos direitos dos animais é uma qualquer China encapotada. Que tristeza

PintoRibeiro disse...

Excelente, uma denúncia trágica.

Anónimo disse...

já tinha lido, é revoltante, mas infelizmente este tipo de tratamento desumano é comum a vários canis municipais, que bem se podiam chamar matadouros :(

Unknown disse...

Amiga sem comentarios pois eu trato com todos os cuidadinhos o meu cão e as minhas gatas e depois ver-se isto fiquei de rastos.
Beijos
Cristina

Joaquim Nobre (JJ©N) disse...

No século 21 e ainda acontecem coisas destas.................

Este mundo parece recuar em vez de evoluir.......................

Help Us! Animals wordwilde disse...

Obrigada Pandora.O que acontece neste canil, acontece em muitos mais neste pais de tristes.Quero ver, até que ponto, os que se dizem defensores dos animais, vão levar isto para a frente ou se vai mais uma vez esquecer, como foi o caso do vergonhoso canil de Lisboa. Os animais sofrem nas mãos destes veterinários, que saem sempre livres de culpa.

Zig disse...

Muito obrigado pelo apoio que nos têm dado na defesa da nossa causa!

Anónimo disse...

Linkei este post ao meu blog, espero que não te importes. A situação é sem dúvida lamentável.

Zig disse...

Obrigado pela ajuda na divulgação dessa denúncia!

Leonor disse...

Tinha acabado de saber disto por e-mail. Não imaginas a revolta que senti, até chorei. Sinceramente, não sei se a história está bem contada ou não, mas acredito plenamente que se façam abates desnecessários e cruéis por todos os canis portugueses.

Sabiam que Portugal é um dos poucos países europeus que prefere PAGAR MULTA à União Europeia por desrespeitar os direitos dos animais, do que implementar a lei? E ainda vem o Sócrates dizer que temos que apertar o cinto... o raio que os parta a todos, digo eu!

Estou triste, estou revoltada, estou enojada. E sinto uma pena infindável do animal que, por destino, pouca sorte ou escolha ingénua, é posto às mãos de quem não quer saber do seu conforto, da sua felicidade, do seu direito à vida. Não há direito.

avelana disse...

também divulguei , pandora

tristemente, mas divulguei!!

um abraço

Carracinha Linda! disse...

Olá,

Depois de um post tão bonito como o do roteiro à zona de Sintra e no qual já deixei o meu comemntário, eis que surge um outro post que de bonito nada tem. Não o post, mas o motivo que está na sua origem.

Realmente é incrivel a forma como os animais abandonados são tratados. Quer os que andam nas ruas, sujeitos aos maus-tratos de quem passa, quer aqueles que se encontram em canis onde à partida deveriam receber um tratamento diferente.

Fiquei triste com a notícia. Penso que quem tira um curso para ser veterinário deveria ter gosto e respeito pelos animais. Certo? Mas parece que aqui esta pessoa está completamente desprovida de capacidade para executar a função.

Também vou espalhar a notícia na expectativa de assim conseguir que mais gente lute pelos direitos dos animais.

Bjs

Anónimo disse...

Eu nego-me a aceitar esta situação.
Só posso dar uma achega e oxalá que os visados leiam:
Eu como ser humeno nego-me a ser filho ou filha do sr.Presidente Francisco Santos ou da sra. Veterinária.
Oxalá que da vossa memória isto nunca se apague ! Oxalá !

Maria Cristina Amorim disse...

Meu querido anónimo, oxalá te pudesses identificar, pois eu não me vou esquecer.
E oxalá também que eles sejam penalizados pelo que fizeram.
Beijos

pedro macieira disse...

Aproveitando a oportunidade deste debate denúncia , sobre a barbárie cometida por uma pessoa que se diz veterinária no canil de Beja,e alargando este caso a outros semelhantes que acontecem por este País, em vários canis Municipais. Seria talvez altura de um debate sobre os métodos de recolha, e tratamento até ao abate dos cães que tem a pouca sorte de serem abandonados, e viverem nas ruas das nossas vilas e cidades, sempre com a prestimosa colaboração de veterinários ao serviço das autarquias.O caso de Beja, segundo me informei é mais um caso entre muitos.
Continuo a aguardar a resposta da Ordem dos Veterinários , a quem ontem dirigi queixa dos métodos bárbaros utilizados por uma veterinária ao serviço da autarquia de Beja.Assim como dos contactos que fiz, desde ontem: Associação Animal,Câmara Municipal de Beja,(vários) Biblioteca da C.M.de Beja, Liga dos Direitos dos animais,Grupo parlamentar os verdes,grupo parlamentar Bloco de esquerda, Sociedade Protectora dos animais, e curiosamente não tive qualquer resposta até este momento.
Sendo este caso, passado no canil de Beja, um caso chocante, se o efeito de uma queixa de factos que estão registados, em fotos,por exemplo: http://linkanimal.blogs.sapo.pt/162930.html,
e não havendo qualquer reacção pela associações e entidades a quem se fez a denúncia, (vários blogs tem esta denúncia activa)parece-me que a situação é de facto muito mais grave, e o canil de Beja, não é um caso isolado em que alguém que se intitula veterinária, actua de forma cruel com aqueles pobres animais que lá vão cair. Mas o problema é mais vasto e carrascos como os que existem em Beja , existirão em muitos mais canis, por este País, que se diz europeu, e moderno....

pedro macieira disse...

Aproveitando a oportunidade deste debate denúncia , sobre a barbárie cometida por uma pessoa que se diz veterinária no canil de Beja,e alargando este caso a outros semelhantes que acontecem por este País, em vários canis Municipais. Seria talvez altura de um debate sobre os métodos de recolha, e tratamento até ao abate dos cães que tem a pouca sorte de serem abandonados, e viverem nas ruas das nossas vilas e cidades, sempre com a prestimosa colaboração de veterinários ao serviço das autarquias.O caso de Beja, segundo me informei é mais um caso entre muitos.
Continuo a aguardar a resposta da Ordem dos Veterinários , a quem ontem dirigi queixa dos métodos bárbaros utilizados por uma veterinária ao serviço da autarquia de Beja.Assim como dos contactos que fiz, desde ontem: Associação Animal,Câmara Municipal de Beja,(vários) Biblioteca da C.M.de Beja, Liga dos Direitos dos animais,Grupo parlamentar os verdes,grupo parlamentar Bloco de esquerda, Sociedade Protectora dos animais, e curiosamente não tive qualquer resposta até este momento.
Sendo este caso, passado no canil de Beja, um caso chocante, se o efeito de uma queixa de factos que estão registados, em fotos,por exemplo: http://linkanimal.blogs.sapo.pt/162930.html,
e não havendo qualquer reacção pela associações e entidades a quem se fez a denúncia, (vários blogs tem esta denúncia activa)parece-me que a situação é de facto muito mais grave, e o canil de Beja, não é um caso isolado em que alguém que se intitula veterinária, actua de forma cruel com aqueles pobres animais que lá vão cair. Mas o problema é mais vasto e carrascos como os que existem em Beja , existirão em muitos mais canis, por este País, que se diz europeu, e moderno....

Anónimo disse...

São estas coisas que me fazem ter vergonha de ser humano...

Isto faz-me sempre recordar um texto que coloquei num dos meus posts:

"Este grande Mal - de onde veio? Como entrou no nosso mundo? De que semente, de que raiz ele nasceu? Quem está a fazer isto? Quem nos mata, roubando-nos a vida e a luz, gozando connosco com a ideia do que poderíamos ter sido? Será que a nossa ruína beneficia o mundo, faz com que a erva cresça mais e o sol brilhe mais esplendoroso? Essa escuridão também habita em ti? Já passaste por esta noite?

*adaptado de Thin Red Line



Agora ando sem tempo e faço nos fins-de-semana os posts para a semana toda. Mas fica prometido que divulgarei esta vergonha.

jinhos

pedro macieira disse...

Actualização ao meu último comentário :
Recebi agora mesmo a resposta da associação ANIMAL, sobre a minha queixa que lhes tinha enviado, transcrevo a última parte do texto que me enviaram:
"A actual situação de autêntico terrorismo urbano contra as centenas de milhares de cães e de gatos que desgraçadamente erram pelo país está completamente generalizada e é mantida legalmente(!) por quase todos os municípios do país. É por isso que a ANIMAL está há muito tempo a preparar algo, que vai lançar muito em breve, e que tem como objectivo pôr fim a este massacre e a tudo de mal que o antecede, mas de forma estrutural. Não adianta tentarmos forçar, com poucos meios e de eficácia dramaticamente limitada, câmaras municipais que promovem massacres destes alegremente. Temos que fazer com que isso deixe sequer de ser legal. Garanto-lhe que é o que faremos por conseguir, como quer que seja que tenhamos que o conseguir."
Pedro Macieira

Maria Cristina Amorim disse...

Pedro, seja o que for que a ANIMAL está a preparar espero que não demore décadas. Sei que eles lutão com alguma força, mas estas lutas não dão dinheiro ao governo,e por isso muitas vezes as pernas são-lhes cortadas logo á nascensa.
Vamos esperar o resultado com algumas esperança.
Beijos.

avelana disse...

O Correio da Manha já publicou a noticia do massacre , na edição de hoje


um abraço

Afgane disse...

Obrigado pelo alerta Pandora vou ver se compro o jornal e já estou a lançar avisos para todos quantos conheço
Beijos

avelana disse...

bom fim de semana para ti , pandora

Afgane disse...

Pandora,
Obrigado pelo esclarecimento. Estou a passar mails para toda a gente que conheço inclusivé jornalistas, a todos envio o link do blog para que leiam e façam o que puderem, se juntos fizermos uma pequena força ela atingirá certamente uma força imensa capaz de mudar alguma coisa. Vou tentar a TV nunca se sabe.
Beijos

Help Us! Animals wordwilde disse...

Olá Pandora.Para responder á sua pergunta sobre a IAMS: Faz testes em animais, assim como a Eukanuba.Há videos no You tube.Previno já que são horriveis.No meu Blog eu falo sobre isso.Basta clicar no banner do lado direito da Iams que vai ter ao site da Peta que explica o boicote.

greentea disse...

O Cantinho dos Animais já foi contactado por quase todos os jornais. Sei q estão a ser feitas diligencias para uma reportagem televisiva e a questão foi debatida no dia 4 da AR.
O Cantinho funciona em instalações cedidas pela Camara e por isso teme represalias , mas acho q neste momento nada nos detém e está um link no meu post para assinarmos para uma manifestação frente à Camara

greentea disse...

tb não poderei ir a Beja nesta altura mas estou com eles e todas as organizações de defesa dos animais.

Já consultaste como é em Viseu ?

Muitas Camaras não responderam, sequer...

Vic disse...

Pandora, obrigada pela visita em meu blog.Concordo com vc, os homens, seres ditos "humanos" são os mais cruéis animais da face da Terra, há muito digo isso, e dizem que sou pessimista...
Creio que sou realista, pois infelizmente a cada dia vemos mais barbaridades e crueldades contra os animais e até contra o próprio planeta, a única casa que temos.
Muito linda a história da sua cadelinha.Os animais que chamamos "irracionais" têm muito a nos ensinar...
Gostei muito do teu blog!

Abraço!

greentea disse...

Há novidades - divulgadas pelo pedro macieira e pela greentea.

è importante naº descurarmos este assunto e continuarmos a apoiar O Catinho de Beja e todos os animais abandonados, para que saia legilslação antes do abandono de verão...

Van Dog disse...

Jornal Público:
http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fpage%3D22%26dt%3D20070514%26id%3D11327113%26c%3DA%26web%3DEI

greentea disse...

há cães adoráveis

e chapéus insuportáveis !!

greentea disse...

bom dia !!