quarta-feira, 12 de março de 2008

Problemas

Estou com um problema:

Comprei a casa onde vivo há dois anos e, tenho neste momento as paredes com humidade. São as exteriores, ou seja as que "dão para a rua".
O problema está-se a agravar até porque dentro dos guarda fatos é onde aparece mais, e tive de tirar quase toda a roupa e praticamente amontuá-la noutros lados. Já não falando no cheiro a mofo que se começa a sentir na roupa.

Foi-me dito pelo vendedor da casa, que isto é devido ao aquecimento central que provoca condensação nas paredes, e daí o bolor alastrar nas paredes exteriores pois são as mais frias.
Ora, existe uma divisão em que nunca ligámos o aquecimento, pois não a utilizamos, e é esta que está pior...
Segundo ele, isto acontece porque a casa está bem isolada e as janelas bem vedadas o que não deixa circular o ar... daí o bolor.
??????????????

Para dizer a verdade estas explicações não me estão a agradar nada, e não me parece que seja bem assim, caso contrário todas as casas novas que se fizeram nestes ultimos dois a três anos estariam com humidade e pretas por dentro. Ou será que eu estou a ver mal a coisa?
Tenho-me lembrado dos países nórdicos, em que os invernos são rigorosos e que certamente ninguem areja as casas com temperaturas negativas. Eles também têm aquecimentos centrais, e há muito mais tempo do que nós, será que as suas casas estão cheias de humidade?

Haverá por aí alguém com conhecimentos da matéria, e que passe por aqui, que me queira, por favor, explicar o que se passa?

11 comentários:

Su disse...

deves reclamar por escrito por carta com aviso de recepção ao construtor ou ao que te vendeu a casa, pois não sei se é o mesmo, para que este resolva a situação da melhor forma. sendo necessario raspar as paredes e pinta-las ..novamente...no mínimo.....poe a hipotese de existir infiltrações....(não sei se é uma casa ou um apartamento), enfim..exige os teus direitos....eles existem por lei

jocas maradas

Van Dog disse...

Eu não sou entendido. Mas seguiria o conselho da Su...

Papinhas disse...

Pois... existem várias hipoteses para a razão desse problema... o certo é que se a casa está dentro da garantia ele tem por obrigação resolver o problema, e essas explicações do contrutor não têem nexo, o objectivo dele é que passe o tempo (caso esteja) da garantia!
Não se admite se a casa é nova!
Chamo a isso isolamentos de M*=#$"!
E contrutores ainda mais de M*$%#

Espero que resolvas o proplema!

Kunta disse...

Olá Pandora!

Trata-se claramente de um defeito de construção que deverá ser reclamado junto do construtor dentro do prazo de garantia - 5 anos (caso seja detectado um defeito no imóvel que adquiriu, o comprador deve denunciá-lo no prazo máximo de 1 ano a contar da data em que tomou conhecimento do mesmo e dentro dos 5 anos de garantia).Essa mesma reclamação deverá ser feita por carta registada com aviso de recepção a enviar para o domícilio do construtor (se a casa tiver sido adquirida directamente a este)ou vendedor. Se este não se mostrar disponivel para levar a cabo a intervenção volte a reclamar por escrito (carta registada com aviso de recepção), enunciando com clareza o defeito detectado. Dê-lhe um prazo para reagirem que seja suficiente para permitir a intervenção (1 mês por exemplo). Se findo este prazo não obtiver resposta resta-lhe recorrer aos julgados de paz, ao centro de arbitragem do AICCOPN ou à via judicial.

Para reforçar a sua reclamação pode solicitar uma vistoria à câmara municipal. Deste pedido dirigido ao Presidente da Câmara deverá constar a identidade do requerente, a qualidade (proprietário, arrendatário...)em que solicita a vistoria e as razões que a levam a requerê-la. O relatório da vistoria poderá ajudar a determinar a origem do problema. Poderá também recorrer a um Eng.º Civil para que este elabore um relatório. Todos estes elementos - as cartas, o resultado da vistoria da câmara e o relatório do engenheiro - serão determinantes para uma eventual acção judicial, nomeadamente para a quantificação da indemnização.

Um grande beijinho e uma boa semana.

Afgane disse...

Olá,
Peço desculpa pela minha ausência mas novos horários de trabalho e um projecto musical consomem-me o tempo todo.
Seja como for amanhã, dia 18 de Março é o meu aniversário e vou celebrá-lo com um concerto tendo para isso reformulado a minha velha banda os Moloc que cota agora com dois elementos femininos na bateia e no baixo. Detalhes no meu blog e na página do Muralhas em http://www.myspace.com/muralhasrock
beijos

VanessaGuerra disse...

olá.. é a primeira vez que visito o teu blog e adorei os teus tapetes.. estou a tentar aprender a fazer em arraiolos mas os teus ficam além de mais bonitos mais fofinhos.. podes dizer-me qual é a tecnica ou materiais? como se chamam esses tapetes..? beijinhos grandes e se me puderes responder agradecia-te imenso...

Pandora disse...

Olá,

Eu vivi 4 anos num país nórdico e nunca vi uma ponta de bolor. As casas quando são construídas levam um tipo de isolamento exterior que protege contra o frio e humidades e por dentro a grande maioria delas tem as divisórias em placa de gesso. Ora, não há cá nada de humidades. A minha casa cá também é um cancro nesse aspecto, mas por dentro. Segue o conselho do Kunta, que é o procedimento legal a tomar nestes casos.

Beijos e boa sorte.

Joaquim Nobre (JJ©N) disse...

Não imaginas o que fazem
(e não fazem) durante a
construção de uma casa...

Eu sei...porque já vi...
É assim em Portugal...infelizmente.

Bjs.

Anónimo disse...

O Governo quer proibir a importação, reprodução e criação de cães de sete raças consideradas perigosas. Se não concordas com estas medidas á uma PETIÇÃO ON-LINE para assinares.

markus disse...

Pan,
cá para mim o construtor está a dar uma desculpa para fugir ás suas responsabilidades, se há humidades, elas não deviam existir, é uma qualquer deficiência de contrução, há q averiguar de onde vêm.
Espero q tenhas tido uma boa Páscoa e que tenhas um bom resto de semana.Bjos****

Carracinha Linda! disse...

Eu não sou entendida no assunto, mas a mim parece-me um problema no isolamento das paredes... E como já aqui escreveram, o melhor é fazeres já uma reclamação formal ao construtor!

Bjs