É fácil saber que é ela porque por algum motivo que me é alheio, perdeu a cauda. Provavelmente algum pássaro a tentou comer e a cauda soltou-se, o que aliás é normal nestes animais.
Com o passar do tempo fomo-nos habituando á sua presença e a B, até lhe deu o nome de Sacha.
Não sabemos se é macho ou fêmea, mas fica Sacha e pronto. A cauda acabou por ir crescendo e agora está do tamanho normal, só que ficou de outra cor, como se ali tivéssemos colado um pedaço.
Ontem andava eu de roda da horta a limpar as folhas velhas que o verão deixou, e resolvo is arrumar uns vasos que por ali vou deixando no fundo do quintal. Há uns dias atrás choveu e havia água dentro de um deles que não tem buraco no fundo. Quem é que lá estava dentro em pânico?? Claro que era a Sacha.
Coitada não sei quanto tempo ali esteve, mas ainda bem que lá fui, caso contrário acabaria por morrer, pois não conseguia subir e fugir .
Chamei a B que estava em casa e pedi-lhe a máquina fotográfica. Ela voou escada abaixo de máquina em punho e descalça, com um riso maior que o rosto.
-Coitada!... não consegue sair...
Imediatamente começa a disparar fotos á pobre da Sacha em pânico, molhada até aos ossos.
Lá consegui retirar a água sem que ela fugisse (não foi fácil).
Depois tentei agarrá-la, mas também não foi fácil porque estes bichinhos parece que têm o "diabo no corpo", sempre a espernear, e com luvas não dá jeito nenhum, pois a sensibilidade das mãos vai-de e ...enfim!
A coisa não estava fácil quando ouço buzinar no meu ouvido uma voz meio em tom de gozo, meio de critica:
-Oh mãe... então tu agarras em cobras e não consegues mexer numa lagartixa?
AHHH...pois...uhmm... (pausa)... Pois, ahhh ...
(mas porque é quer os mais novos não perdem uma oportunidade de nos apontar o dedo??)
Lá consegui abrir a mão e ela até acalmou...-Olha como é bonita, e vê a cauda como se nota tão bem a parte que nasceu de novo, até parece que não é dali.
Vamos deixa-la ir...e lá foi, de passo super acelerado horta dentro.
Estes animais são completamente inofensivos para o homem e até nos são úteis no que respeita ao controle de insectos que não gostamos de ter em nossas casas.
Estes repteis comem formigas, moscas, mosquitos, baratas, escaravelhos, e certamente muitos outros insectos nocivos . É óptimo para a minha horta!!
Por lá anda outra mais pequenina, e costumam apanhar Sol no empedrado, mas nunca as vi junto da casa, portanto venham mais algumas e serão bem vindas, que as pragas de lesmas e bichinhos comedores de couves e alfaces cá estão á espera de serem comidos..(coitados).
Vá lá, quando virem estes lindos bicharocos nos vossos quintais, não os matem eles são benéficos nas hortas e jardins, a única coisa que querem é comer a bicharada de que não gostamos.
Afinal não estamos sósinhos neste mundo, partilha-mo-lo com outros seres e sem eles, não conseguíamos viver.
6 comentários:
Excepcional reportagem, Pandora!
Devíamos prestar muito mais atenção aos animais com os quais convivemos. A maior parte deles têm a máxima utilidade.
Em suma, infelizmente há demasiadas pessoas a não terem qualquer preocupação com o equilíbrio ecológico do nosso Planeta.
A TERRA NÃO É SÓ DO HOMEM.
TEMOS QUE CONVIVER COM TODA A NATUREZA!
Beijinho
Sorte a da Sacha ter um Humano como tu perto...
Doce beijo
o teu blog foi nomeado para uma ou mais categorias nos Prémios IdeiasFixas2. Vai até lá e vota!!
jinhos!
Olá, essa tua amiga sasha é uma fêmea de lagartixa do mato (psammodromus algirus)! Tens toda a razão quando ao facto de ser inofensiva e benéfica nas nossas hortas, ainda bem que a salvas-te!
Parabéns pelo teu bloque!
Vasco, obrigado pela identificação da Sasha.
fico satisfeita por ser uma femea, talvez para o ano tenha sachitas por aí.
Beijos.
Linda história!
Eu tb gosto muito de lagartixas,
no meu quintal existem muitas.
E como tu, acho que são uns
animais belos e muito úteis
para os jardins!
Enviar um comentário