sexta-feira, 27 de março de 2009

Trabalhos (es) forçados

Que ando ocupada já não é novidade para ninguém, porque estou sempre a dizer a mesma coisa. Mas agora ando de roda da horta, a fazer as sementeiras de vários legumes. Transplantar algumas plantas que já estavam apertadas, e tentar reproduzir por estaca umas outras, a ver se tenho sorte.

Semeei ervilhas em Janeiro como faço todos os anos, mas desta vez, de dois pacotes , só nasceram meia dúzia delas. Já furibunda de tanto regar e nada, lembrei-me finalmente de verificar o pacote que ainda por aqui andava. TINHA PASSADO A VALIDADE!!!! acabadinho de comprar! Bolas, andei quase duas horas de sacho na mão, a fazer regos na terra, e a deixar uma semente de 10 em 10 cm, com as costas a protestar. Depois á noite nem me podia mexer, com o maridão a rir e a chamar-me CAMPÓNEA, para nada???






Estas foram as do ano passado, que deram em tal quantidade que congelei vários quilos. Este ano quero mais, até porque o solo está melhor.






Vou semear novamente , mas desta vez com validade e em estufa primeiro.
Alguém faz ideia da quantidade de pedras que tenho tirado daqui? acho que já ultrapassou de muito longe a tonelada. Sempre que para ali vou semear ou plantar alguma coisa levo um balde comigo, e fica sempre cheio com pedras. É incrível.
Farto-me de adubar mas a terra continua com "ar esbranquiçado", e sempre que chove, todas as pedrinhas que se encontram á superfície, ficam lavadas e vêem-se, formando uma crosta á superfície, que mais parece areão dos aquários.
Mesmo assim tenho conseguido que a terra produza muita coisa interessante.
Os tomates são exemplo disso. O ano passado produziram em tal quantidade que só comecei a comprar novamente já no inicio do Inverno.
Aqui estão eles. São de uma variedade que não conhecia, os "Summer Sweet", mas que resolvi apostar. Diferentes, uma vez que não são redondos mas sim compridos, com cerca de 10 cm os maiores. São rijos e duram imenso depois de apanhados já maduros. Não apodrecem mesmo fora do frigorífico.
Congelei muitos. Este ano não consigo arranjar a semente, mas vou continuara a procurar.
Já semeei de tudo e mais alguma coisa mas até
agora parece que está tudo contra mim e não nasce nada.
Em caixotes semeei tomate "Muchamiel", tomate "Chucha", couve tronchuda portuguesa, couve Bacalan, brócolos, lombarda, alho francês, cebolinho, salsa, beringela, quiabos, melão branco, meloa, abóbora "turk`s Turban"(são decorativas), pepinos para picles, curgetes, piri-piris e alfaces.
SÓ NASCERAM AS ALFACES! Será possível? já lá vai mais de um mês e nada. Estão todos em estufa, com um grau de humidade aceitável, semeados na altura certa, com terra comprada. Ando mesmo sem sorte. Pode ser que ainda venham.
Bem , mas também ando chateada comigo mesma. Fiz uma borrada, e ainda estou para saber como. Foi assim: (vai ser longo, mas para se perceber, tem de ser)
Depois de se fazerem as sementeiras em caixotes e as plantinha tiverem atingido as duas folhas verdadeiras, têm de se transplantar para vasinhos individuais, até terem atingido o tamanho suficiente para serem plantadas no local definitivo. Ora, ter vasinhos para tudo isso é complicado e dispendioso, por isso já à alguns anos que resolvi esse problema com os canudos do papel higiénico. São de papelão, e portanto biodegradáveis. enchem-se com terra, alinham-se num caixote, e planta-se uma em cada um deles. As raízes crescem bem e quando chega altura de plantar, vai tudo para a terra, pois o papelão acaba por desaparecer.
O ano passado não fiz este tipo de sementeiras porque não tinha os canudinho, por isso andei toda a Primavera e Verão a guardá-los, para serem utilizados agora. Mas como sou uma distraída de primeira apanha, quando chegou a Setembro, fui feliz e contente oferecer umas coisas ao antigo infantário da minha filha, que já tinha prometido, e lá foi o saco dos canudos também!!! E ainda perguntei se utilizavam ! Esta semana quando precisei deles para as alfaces, é que reparei que havia muito poucos, para um ano inteiro de recolha. PODERA!!!
Agora ando a fazer-los em folhas de lista telefónica e demoro um eternidade.
Por agora é tudo , mas a saga continua na horta...e no jardim porque ontem semeei várias flores, mas com a sorte que ando ...
Beijos

6 comentários:

Clotilde S. disse...

Olá,
Eu bem semeio umas coisinhas, mas nem sempre a Natureza me recompensa.

Um beijinho

Van Dog disse...

Vim aqui para te agradecer, Pandora, teres-me dado a conhecer a Tânia. Não me esqueço que foi uma referência tua que me fez chegar a ela.

Ana Citadin Johann disse...

olá querida, vim visitar teu espaço e namorar as novidades.
Desejo que teu final/início de semana seja ÓTIMO e que tudo seja melhor nessa semana que se inicia!

Beijokas mil, fique com Deus!
Até breve!

Carracinha Linda! disse...

Isso é que é andar com as mãos na terra! Mesmo que nem sempre corra bem, é bom poder contar com alimentos completamente biológicos, sem aquele aspecto e gosto artificial como os que se vêem nos hiper-mercados.

Bjs

Ana Ramon disse...

Estava a ler a história das tuas sementeiras e até fui confirmar o local onde vives. Afinal estamos muito próximas e por isso posso dizer que este ano tem sido mau para as ervilhas e para a maioria dos mimos. Faz muito frio durante a noite e atrasa uma série de culturas. Também já tinha desistido das minhas ervilhas pensando em fazer segunda sementeira e agora é que vêm todas a aparecer. Quanto ás abóboras aqui ainda é cedo para as fazer. Mas como dizes que as tens em estufa, pode ser que tenhas bons resultados. Eu semeio as abóboras ao ar livre, ao mesmo tempo que as melancias e melões, mais para diante mas ainda este mês, quando passar o tempo das geadas.
Enquanto os campos se cobrirem de gelo durante a noite, não se pode esperar grande coisa. Ser agricultor exige uma grande dose de paciência :))
Um beijinho grande

Joaquim Nobre (JJ©N) disse...

Belos frutos :)

Boa Páscoa!