quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mais uma inquilina residente

Pois é parece que tenho jeito para albergar inquilinas, que gostam de vir viver comigo.
Desta vez é uma toupeira que veio viver na minha horta. Ontem ao fim do dia encontrei um monte algo estranho, por baixo da Ginjeira e rapidamente verifiquei que havia algo sinuoso que tinha passado por baixo da terra. UMMMM! toupeiras! A filhota mais velha anda a ver desenhos animados a mais, e disse logo que:
"- Estás tramada mãe, elas vão-te comer tudo. Olha, as cebolas que plantas-te ontem, vão todas á vida!!!"
Que filha simpática...
Mas a outra olhando para um buraco que tinha ficado no lugar de um alho françes que arranquei, uns dias antes, rematou imediatamente:
"Olha só o buraco que elas já fizeram , e aquele é ainda maior!! (apontou para um outro que eu própria havia feito para arrancar umas daninhas."
Maravilhoso!!!

Lá vim eu para a net arranjar maneira de afastar estas pequenas escavadoras. Aprendi que afinal elas são carnívoras. Comem lesmas , caracóis, minhocas, larvas, pequenos ratos, e outros bichinhos que vão encontrando nos seus túneis. Afinal os meus legumes estão a salvo, mas os túneis que escavam, dão cabo das raizes, e tubérculos que encontram pelo caminho, apesar de arejarem o solo, o que é bom.
Temos vantagens e desvantagens. Mesmo assim logo de manhã fui á procura de alguma coisa que as afaste. e lá me venderam um granulado repelente, mal cheiroso, que fui deitar dentro dos túneis (como dizia o pacote). Agora é aguardar e ver o resultado.
Aquilo cheira tão mal que até eu estava incomodada . hehehe


Como podem ver, neste momento a minha horta está assim. Já nasceram as cenouras e as beterrabas neste canteiro.


É claro quie ainda não se veêm porque são minusculas, mas espalhei alfaces por todo o lado a dividir as sementeiras.








Os rababetes estão neste.














Aqui estão as cebolas temporãs que já apanhei e agora o espaço foi ocupado por mais cebolo.









Os morangueiros têm de estar tapados com rede por causa de um casal de melros que resolveu vir para aqui depenicar os meu moranguitos.

E pronto cá ando eu de volta da horta para depois ficar com as pernas e as costas a doer, hehehe

2 comentários:

Vasco Flores Cruz disse...

Olá! Uns bichos vão e vem outros! Penso que fez muito mal em comprar e colocar o repelente, mais tarde vai de alguma maneira acabar por o comer! As toupeiras poucos estragos fazem, eu lido bem com elas no meu quintal! Estou-lhe a escrever para que faça uma visita ao meu blogue, penso que descobri a razão pela qual a Sasha desapareceu :)
Abraço

Vasco Flores Cruz disse...

Olá, quando falava na razão pela qual a Sasha desapareceu, eu referiam-me a que talvez tenha arranjado um namorado!! Não sei se reparou que giraços são os machos de Lagartixa do mato!! Beijo,
Vasco