sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Noticias aqui do meu canto




Olá a todos.
A minha saga das conservas continua. Desta vez foi o doce de Gila. Dá uma trabalheira mas compensa, porque depois pode ser utilizado em vários doces regionais e consumido em tostas ou no pão. As miúdas adoram e devoram-no rapidamente se eu não me impuser.











Outra coisa que este ano experimentei, foi a conserva de pepinos, ou os chamados "cornichons", em vinagre. São apenas pikles, mas como gosto imenso resolvi semeá-los e ver no que dá. Tenho vários frascos deles e espero conservá-los para uns dois anos.







Ao mesmo tempo, aproveitei e fiz pikles de beterraba, com as ultimas que sobraram. Este ano comi imensas. Adoro-as cosidas e temperadas com vinagre e um pedacinho de sal, mas também são boas cruas, cortadas fininhas.










Aqui está o Mozart. No passado dia 16 fez 14 anos.
É o meu companheiro fiel e rezingão, teimoso e carinhoso. Nunca me deixa sósinha, e neste momento, é claro que está aqui em cima do tapete do rato a impedir-me de trabalhar.
Já algumas vez viram aquele anuncio da TV, da whiskas, onde a dona chama o Napoleão????
Pois é, aqui em casa é o Mozart que chama por mim a pedir as tais saquetas, e fica com esta cara colado a mim até ter o que quer.






Não dá para resistir a estes olhos verdes que ficam do tamanho de faróis, acusando-me impiedosamente por ainda não lhe ter dado a tal saqueta.









Pronto aqui está finalmente, e vai devorá-la toda antes que o destrambelhado do Mateus chegue e coma a sua parte, hehehe o que vale é que o Mateus só petisca e depois vai embora satisfeito.








Como um bom menino, depois de comer é hora de beber e ele não faz por menos, a tigela da água não chega, é aqui que sabe bem.









Agora novidades:
Descobri como se faz sabão com óleo usado, e digo-vos uma coisa, é óptimo. Eu não acreditei muito no que se dizia acerca dele, mas resolvi experimentar e a verdade é que é muito bom. Faz imensa espuma e as mãos ficam super macias. Acabei por o usar como sabonete diariamente e foi bem aceite aqui por casa.
Claro que não podia ficar apenas com uma receita e experimentei outra mais elaborada, e esta sim é de sabão para lavar tudo e mais alguma coisa. Comecei por lavar as mãos e ficam um pouco ásperas, mas depois lavei a casa de banho e ficou toda a brilhar. Experimentei numas peças de roupa e as nódoas saíram, acabei por experimentar na loiça e não é que desengordurou todo sem ter a água muito quente?
É muito bom e o que mais me agrada é que fica barato e não polui as redes de água, afinal temos de preservar o que ainda temos, e a água é o mais precioso em vias de extinção.




Cá está a foto do meu primeiro sabão.
Não tem cheiro apesar de ser feito com óleo usado, e é branquinho.
É claro que já ando atrás de umas receitas de sabonetes muito mais elaboradas e com ingredientes dificílimos de achar no nosso mercado, mas lá chegarei.
Em relação á minha dieta, este mês foi um desastre. Baldei-me completamente. Não comi sopa, fruta foi pouca, água enjoei, voltei a devorar pão ( ando a fazer pão em casa e é tão bom que não resisto)...........resultado regredi 1Kg para trás. Voltei aos 73,5 Kg... Bolas, tenho de me emendar, fugir da mesa na hora da refeição, e atacar a fruta mais vezes, e voltar ao exercício físico que este mês também foi para as urtigas.
Ai, Ai, Ai!

7 comentários:

sa morais disse...

O doce de gila é dos meus preferidos! É um vicio! :) Depois não te podes queixar! Ehehe!

Maria Cristina Amorim disse...

Sá Morais - quem o come não sou eu mas as minhas pequenas (grandes), apesar de hoje estar já para a aqui a magicar um bolo de rei enfeitado com uns montinhos dela. Ummmm vai ficar bom.
Beijos

Ana Citadin Johann disse...

puxa... quanta novidade!!!
estou amando tudo!!!!

Bom, passei pra dizer que estamos de volta! Temos novidades e ainda estaremos com mais a partir dessa próxima semana...
Então, é isso, volto às visitinhas deliciosas de sempre e volto a namorar os blogs amigos, como o seu!

Beijokas mil, fique com Deus e até loguinho!


vou continuar namorando!

a d´almeida nunes disse...

Tudo com um aspecto divinal.
Cá por casa tenho andado a comer, penso que a moderação requerida *-, as compotas que a Zaida este ano tem andado a fazer. Variadas.

Quanto ao sabão ora aí está uma belíssima ideia para por em prática. Lembro-me de ter aprendido na Escola como é que se fazia sabão. Mas ficou só para cumprir programa escolar!

Beijinho
António

Anónimo disse...

Adoro doces! Principalmente Gila!


PS:Adoro o teu GATO!
lindo!

Adeus!
ASS:Bárbara Amorim

tulipa disse...

Tantas novidades...

Doce de Gila
Conserva de pepinos
Pickles de beterraba...

que mais?

Histórias do Mozart...

Descobrir como se faz sabão com óleo usado...
ena, tantas coisas
Já parece a mulher dos sete ofícios.

Cá por casa tenho andado a comer, um doce de tomate feito em casa da minha costureira...está uma delícia.

Quanto ao sabão...pois é mesmo uma bela ideia para por em prática.
Beijinhos.

Carracinha Linda! disse...

Parabéns ao Mozart! Gatarrão lindo!


Beijinhos